sexta-feira, 16 de abril de 2010

Conferência Hugues de Varine

Varine: diálogo entre culturas protege patrimônio
O consultor francês Hughes de Varine foi o palestrante do período de Comunicações Temático da sessão ordinária desta quinta-feira (15/4) na Câmara Municipal de Porto Alegre. O pesquisador apresentou a palestra Comunidade Aberta, Patrimônio Partilhado, promovida pelo Memorial da Câmara com apoio da Ufrgs e da Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários. Ele abordou a importância da coexistência entre as comunidades locais e os visitantes, em especial os turistas.
A conferência de Varine, dirigida pelo presidente da Casa, vereador Nelcir Tessaro (PTB), foi antecedida pela apresentação da Orquestra Infanto-juvenil do Instituto Popular de Arte-Educação, instituição que propõe acesso à leitura, à história e à música como mediadores de transformação social e individual. Cerca de 20 jovens apresentaram os hinos Rio-grandense e Nacional da França, além de um repertório de músicas clássicas, regidas pela maestrina Rosângela dos Santos, professora da Ufrgs.
Patrimônio
Varine apresentou diagnóstico sobre o patrimônio histórico e cultural e o compartilhamento com o turismo e o turista, anunciando a importância que cada território tem, especificamente, no desenvolvimento social e cultural de uma comunidade. Ele destacou o que chama de “três pilares fundamentais” neste contexto de patrimônio, quando aponta governo local, comunidade, e atores econômicos. “Estes agentes precisam cooperar entre si”.
Para o consultor, é esta comunidade que precisa estar preparada para receber – e compartilhar –, de uma forma consciente, mobilizada e capacitada aqueles que a visitam. “É necessário um trabalho entre o individuo e o coletivo”. Varine listou diversos tipos de patrimônios que devem ser partilhados, como os materiais, imateriais, naturais e culturais, como por exemplo, as Igrejas. “O patrimônio deve ser vivo e em constante evolução”, citou o francês.
Turismo
Hughes de Varine fez um alerta sobre aqueles que visitam o patrimônio das comunidades locais, que além dos moradores e dos visitantes, também recebem “consumidores”, como os turistas. Mesmo que observe a importância do turismo, ele ressalta que os consumidores não respeitam as comunidades locais. “Estas comunidades precisam resistir a este tipo de turismo. As populações devem ser integradas por intermédio do patrimônio”, disse.
Segundo Varine, a comunidade precisa partilhar suas experiências com turistas, e acabar prestando serviços aos visitantes. “Existe a necessidade de respeito mútuo entre as comunidades, com diálogo necessário entre as culturas, línguas, crenças e ritmos”, defendeu. Ele apresentou, ainda, novos aspectos e tendências do turismo contemporâneo, como a Internet, o turismo inteligente e responsável, como o ecoturismo, e o turismo familiar.
Varine disse que o turista deve ser acolhido por uma “comunidade aberta”, com intercâmbio de idéias, conhecimentos e experiências. O consultor também apontou a importância de museus e ecomuseus comunitários que trazem a história de cada comunidade. “É importante criar redes de cooperação para criar condições de desenvolvimento e coexistência entre comunidades e visitantes”, concluiu.
Hughes Varine
Varine é formado pela Universidade de Paris com pós-graduação em História e Arqueologia e estudos aprofundados em História da Arte. Foi chefe do Centro de Documentação da Missão Cultural Francesa, ocupou cargos de diretor e vice-diretor do Conselho Internacional dos Museus, fundou o Ecomuseu de Le Creusot-Montceau, foi diretor do Sindicato para o Desenvolvimento do Sul da Picardia e produziu pesquisas sobre desenvolvimento e avaliação de políticas culturais.
Especialista em desenvolvimento de comunidades locais, Varine fundou a Asdic Consultores, tendo realizado missões de desenvolvimento cultural, social e econômico de comunidades urbanas e rurais da Comunidade Européia. Esteve presente em missões em Seine-et-marne, Maubeuge, Dijon, Conde-Sur-Escaut e trabalhou com grupos de jovens, incentivando práticas culturais e consolidando comunidades locais e indígenas. Suas missões internacionais envolvem países como Alemanha, Suécia, México, Brasil, Canadá, Portugal, Grécia, Hungria, Irlanda e Reino Unido.
O pesquisador é autor de O Cultivo dos Outros (Paris, Seuil, 1976), Iniciativa Comunitária (Macon, MNES & W, 1992) e Comunicação e Integração através do Econômico (Macon, Asdic, 2002), além de diversos artigos sobre museus, desenvolvimento cultural, desenvolvimento local e ação comunitária publicados em periódicos franceses. Atualmente é reconhecido por seu trabalho com projetos de gestão local, reabilitação de áreas urbanas e revitalização de zonas rurais, contribuindo para a reflexão sobre o papel do patrimônio histórico na reativação de atividades econômicas.
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)
Ouça:Consultor francês defende acolhimento de turistas

Nenhum comentário: