quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Museus e identidades na modernidade


No dia 26/09 a aula de Museologia no Mundo Contemporâneo, ocorreu no Museu Julio de Castilhos, que está localizado no centro histórico da cidade de Porto Alegre (RS), durante a 7ª Primavera dos Museus: Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira. Os palestrantes convidados para a fala neste dia foram o Prof. Dr. Iosvaldyr Carvalho Bittencourt Júnior e Me. Pedro Rubens Vargas.
O professor Iosvaldyr apresentou sua tese de “Moçambique de Osório Entre a devoção e o espetáculo: não se cala na batida do tambor e da Maçaquaia”, defendida em 2006 pelo Programa de Pós- Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Através de sua tese Iosvaldyr Carvalho, trouxe as problematizações que foi realizar esta pesquisa, do ponto de vista antropológico sobre a cultura negra.
Prof. Dr. Iosvaldyr Carvalho
O Mestre Pedro Vargas apresentou uma exposição virtual “O óbvio ainda pode surpreender”,  que fala sobre artistas negros e suas obras que encontram-se no acervo da Pinacoteca Ruben Berta e Aldo Locatelli. Para conhecer mais sobre a exposição: http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/smc/usu_doc/invisivel_presenca.pdf
O dois palestrantes também abordaram questões sobre o Museu de Percurso do Negro em Porto Alegre. Uma das questões colocadas foi sobre a gestão deste Museu, que poderia acontecer através de um grupo gestor da comunidade negra, o qual poderia estar apoiado pelas políticas públicas da cidade. Dessa forma estaria integrada a prefeitura de Porto Alegre, afinal este museu foi realizado para a cidade de Porto Alegre.

Outro ponto em discussão abordado foi sobre as exposições relacionadas à cultura negra, que para os palestrantes deveriam ser tratadas com o olhar e a expectativa do próprio negro, com novos elementos, para deixar de ser abordado a invisibilidade do negro e a pedagogia das ausências. Algumas mudanças já estão acontecendo em nossa sociedade, o que podemos perceber através do próprio tema proposto pela, 7ª Primavera dos Museus deste ano, Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira.





Nenhum comentário: