terça-feira, 24 de setembro de 2013

Museu e Identidades na Contemporaneidade

No dia 19 de setembro, a aula de Museologia no Mundo Contemporâneo, ministrada pela professora Drª Zita Possamai foi realizada no Acampamento Farroupilha durante a visita ao Piquete Herança de Tropeiro para conhecermos o Museu do Tropeiro Gaúcho, o museu foi organizado por estudantes do Curso de Museologia (UFRGS).

Algumas problematizações sobre identidade e museu, foram realizadas durante a visita, abaixo algumas problematizações abordadas.
Qual o papel do museu quando não existe uma identificação do público visitante com o tema exposto?
Outra questão é: como o museu pode problematizar e como trabalhar aspectos da cultura?
Para que serve o mito? Seria para reforçar uma identidade, de uma elite, sugere segurança ou igualdade aparente.
Antes de continuarmos a discussão sobre o tema identidade, a professora Zita nos apresentou alguns aspectos históricos sobre a figura histórica do tropeiro e como a questão do mito sobre o gaúcho foi construída, falando sobre a fundação em 1948 do CTG 35 (Centro de Tradições Gaúchas), por Paixão Cortes, Barbosa Lessa e Antônio Augusto Fagundes.
Para prosseguirmos as questões levantadas tivemos como base, o texto de Luis Augusto Farinatti: “Os gaúchos e os outros”. Este autor apresenta algumas críticas em relação à figura mítica do gaúcho e como esse sentimento regionalista acaba sendo difundido e propagando sucesso social em sua identificação.
Para terminar é preciso refletir, qual é o papel do museu diante de um mito?
Não é necessário assumirmos uma posição, mas entender a construção do mito e conhecermos outras versões, para não reproduzirmos apenas uma representação do passado.



Referência: FARINATTI, Luís Augusto. Os gaúchos e os outros. Jornal Sul 21. 21/09/2011.

Nenhum comentário: