quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Documentário: Nós que aqui estamos, por vós esperamos...


Na primeira aula do dia 08/08/2013 da disciplina Museologia no Mundo Contemporâneo (2013/2), ministrada pela professora Drª Zita Rosane Possamai no Curso de Museologia Ufrgs, nós assistimos ao documentário brasileiro “Nós que aqui estamos por vós esperamos”, dirigido por Marcelo Masagão foi produzido em 1998 e apresenta uma série de imagens que percorre memórias do breve século XX, estas imagens são referências de acontecimentos históricos e ao mesmo tempo cenas do cotidiano de pessoas anônimas.
Como atividade nos foi solicitado um texto, sobre nossas impressões pessoais, a partir das questões que são tratadas no documentário.
Este documentário, de uma forma muito breve, ilustra as várias transformações culturais, políticas e sociais do século XX e como a construção da história e sua escrita encontra-se interligado aos sujeitos históricos. O título, Nós que aqui estamos por vós esperamos, aparece no final do documentário no portal da entrada de um cemitério, o que nos deixa a certeza que o fim de nossas vidas no plano material é inevitável e o que permanecerá são as memórias, as quais serão expostas através dos registros preservados e produzidos ao longo do tempo.

Nenhum comentário: