terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Pós-Graduação em Património Cultural Imaterial

Teve início a semana passada o primeiro curso de pós-graduação em Património Cultural Imaterial (PCI) na Universidade Lusófona. O curso tem a duração de um trimestre e apresenta um conjunto de disciplinas bastante diversificado (Museus e o Património Cultural Imaterial, Literatura Oral Tradicional, Folclore e Folclorização, História e Teoria do Património Cultural, Abordagens Antropológicas do Património Cultural Imaterial, Artes e Ofícios, Sociologia das Comunidades, Etnomusicologia, Teatralidades e Performances Tradicionais, etc.)

De acordo com o director do curso, Luís Marques, “este Curso vem preencher uma lacuna que se vinha verificando ao nível académico. A sua realização procura corresponder à necessidade de apoio técnico-científico a sectores fundamentais da vida do país, como é o caso das Autarquias, dos Museus e do Turismo, bem como ao Associativismo Cultural e a Licenciados em Património, Ciências Humanas e Sociais ou em Artes e Gestão da Cultura”.

Esta iniciativa reflecte, em grande medida, a relevância que parece assumir o PCI no enquadramento internacional da cultura promovido pela UNESCO e as políticas culturais nacionais que confirmam o interesse em olhar para o património de uma forma mais abrangente. A diversidade de backgrounds académicos e a proveniência geográfica do grupo de alunos inscritos nesta pós-graduação sublinham, por um lado, a emergência deste interesse, marcado pela necessidade de reflectir sobre os novos paradigmas de salvaguarda do património, pela vontade de implementar práticas no terreno e, sublinha também a diversidade de actores que estão implicados quando falamos de património.

Pode conhecer melhor o curso aqui:

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Lançado novo número da Revista Museologia e Patrimônio

O Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PMUS) da UNIRIO e do MAST lançou o volume 4, número 1 da Revista Museologia e Patrimônio. O periódico eletrônico semestral tem como objetivo disseminar a produção científica e acadêmica, recebendo contribuições não apenas de artigos científicos, como também de resenhas, relatos e revisões, resumos de teses e dissertações, além de republicar textos e documentos clássicos ou raros da área.

A publicação assegura sua representatividade no campo da Museologia e Patrimônio ao publicar trabalhos de autores de todo o Brasil e de diversos países, com temas abrangendo questões de teoria museológica, musealização de espaços históricos, patrimônio cultural em seus vários desdobramentos e seus impactos urbanos.

Clique aqui e acesse a Revista.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

FRIDA KAHLO, CASA AZUL (REPORTAJE COMPLETO-FRANCISCO CALVILLO) MÉXICO. M...

Conferências internacionais 2012: call for papers

ECOMUSEUMS 2012 1st International Conference on Ecomuseums, Community Museums and Living Communities

September 19-21, 2012 * Seixal * Portugal
ECOMUSEUMS 2012 is a double blind peer-reviewed conference. CALL FOR PAPERS: JANUARY 31 2012
Mais informações: http://ecomuseums2012.greenlines-institute.org/ec2012website/

O European Museum Advisers tem também uma chamada aberta para papers para a conferência em Portugal (de 29 de Maio a 2 de Junho). O deadline para a apresentação de contribuições é 10 de Março de 2012.
Para saber mais sobre este grupo e sobre a conferência consulte o blogue:
http://museumadvisors.wordpress.com/

Fonte: http://nomundodosmuseus.hypotheses.org/

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A natureza e gestão das colecções dos Museus Militares

© Ana Carvalho

«A natureza e gestão das colecções dos Museus Militares na dependência da Direcção de História e Cultura Militar (Exército)»
Autora: Mariana Jacob Teixeira
Orientação: Alice Semedo
Relatório de Projecto para obtenção do Grau de Mestre em Museologia na Universidade do Porto
Júri: Armando Coelho Ferreira da Silva (Presidente), Raquel Henriques da Silva (arguente) e Alice Semedo (Vogal)
Nota: 19/20 valores
6 Dezembro 2011

Pode contactar a autora através do seguinte endereço:mariana.jacob@hotmail.com

Sobre este estudo:

A investigação denominada «A natureza e gestão das colecções dos Museus Militares na dependência da Direcção de História e Cultura Militar (Exército)» tem como objecto de estudo o universo constituído pelos seis Museus Militares que se encontram na dependência da Direcção de História e Cultura Militar do Exército português, a saber: o Museu Militar dos Açores, o Museu Militar de Bragança, o Museu Militar de Elvas, o Museu Militar de Lisboa, o Museu Militar da Madeira e o Museu Militar do Porto. Inclui-se, ainda, o Museu Militar do Buçaco cujo acervo é gerido pelo Museu Militar de Lisboa.

Face ao objecto de estudo foram colocadas duas perguntas, que orientaram a estrutura da pesquisa: (1) Qual a natureza das colecções que constituem o acervo dos Museus Militares? (2) Que modelo de gestão e documentação dos objectos é desenvolvido pelos Museus referidos?

O diagnóstico obtido constituiu o instrumento necessário para a criação da proposta de um Manual de Gestão das Colecções, que se pretende que tenha aplicabilidade prática no âmbito institucional. Entende-se por Manual de Gestão das Colecções um conjunto de instruções claras e precisas com o objectivo de uniformizar as políticas e os procedimentos relativos às várias actividades relacionadas com os objectos, nomeadamente as acções de incorporação, alienação, empréstimo, depósito e documentação.

(Fonte: informação da autora)

Este estudo está disponível na íntegra aqui.

Fonte: http://nomundodosmuseus.hypotheses.org/