terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A natureza e gestão das colecções dos Museus Militares

© Ana Carvalho

«A natureza e gestão das colecções dos Museus Militares na dependência da Direcção de História e Cultura Militar (Exército)»
Autora: Mariana Jacob Teixeira
Orientação: Alice Semedo
Relatório de Projecto para obtenção do Grau de Mestre em Museologia na Universidade do Porto
Júri: Armando Coelho Ferreira da Silva (Presidente), Raquel Henriques da Silva (arguente) e Alice Semedo (Vogal)
Nota: 19/20 valores
6 Dezembro 2011

Pode contactar a autora através do seguinte endereço:mariana.jacob@hotmail.com

Sobre este estudo:

A investigação denominada «A natureza e gestão das colecções dos Museus Militares na dependência da Direcção de História e Cultura Militar (Exército)» tem como objecto de estudo o universo constituído pelos seis Museus Militares que se encontram na dependência da Direcção de História e Cultura Militar do Exército português, a saber: o Museu Militar dos Açores, o Museu Militar de Bragança, o Museu Militar de Elvas, o Museu Militar de Lisboa, o Museu Militar da Madeira e o Museu Militar do Porto. Inclui-se, ainda, o Museu Militar do Buçaco cujo acervo é gerido pelo Museu Militar de Lisboa.

Face ao objecto de estudo foram colocadas duas perguntas, que orientaram a estrutura da pesquisa: (1) Qual a natureza das colecções que constituem o acervo dos Museus Militares? (2) Que modelo de gestão e documentação dos objectos é desenvolvido pelos Museus referidos?

O diagnóstico obtido constituiu o instrumento necessário para a criação da proposta de um Manual de Gestão das Colecções, que se pretende que tenha aplicabilidade prática no âmbito institucional. Entende-se por Manual de Gestão das Colecções um conjunto de instruções claras e precisas com o objectivo de uniformizar as políticas e os procedimentos relativos às várias actividades relacionadas com os objectos, nomeadamente as acções de incorporação, alienação, empréstimo, depósito e documentação.

(Fonte: informação da autora)

Este estudo está disponível na íntegra aqui.

Fonte: http://nomundodosmuseus.hypotheses.org/


Nenhum comentário: