sexta-feira, 6 de julho de 2012

Câmara lança publicação sobre museus e série de exposições



A publicação Legislação sobre Museus, um dos primeiros frutos do acordo de cooperação técnica firmado entre a Câmara dos Deputados e o Instituto Brasileiro de Museus (saiba mais), foi lançada, na última terça-feira (3), no Salão Nobre da Câmara, em Brasília.
O livro foi entregue ao presidente do Ibram durante evento de inauguração das duas primeiras exposições da série Retratos da Brasilidade, que reunirá produções de artistas brasileiros e começa com as exposições Primeira Missa no Brasil, com obras de Victor Meirelles, e Cenas Brasileiras, com obras de Cândido Portinari.
 Legislação sobre Museus, que já está disponível para download, reúne leis, normas, acordos e diretrizes relativas aos museus e à profissão de museólogo. Entre eles estão o Estatuto de Museus (Lei 11.904/2009), a Lei de Criação do Ibram (Lei 11.906/2009), a lei que regulamenta a profissão de museólogo (Lei 7.287/1984), o Código de Ética do Icom para Museus e a Declaração de Santiago.
Durante a solenidade, o presidente do Ibram agradeceu aos deputados e senadores presentes pelo apoio ao setor museal e lembrou que o Estatuto de Museus, que está em fase final de regulamentação “é uma grande conquista e resultado do trabalho dos parlamentares”.
Exposições – Esta é a primeira vez que o quadro Primeira Missa no Brasil visita Brasília. Pintado por Victor Meirelles entre 1858 e 1860, o óleo sobre tela é inspirado na carta de Pero Vaz de Caminha e faz parte do acervo permanente do Museu Nacional de Belas Artes (Ibram/MinC), no Rio de Janeiro. Além do quadro, a exposição traz outros trabalhos de Victor Meirelles e uma foto rara do artista cuja autoria é desconhecida.
Também compondo a série Retratos da Brasilidade estão obras de Cândido Portinari que pertencem ao acervo do Banco Central na mostra Cenas Brasileiras. As exposições estão abertas ao público até 16 de setembro. A visitação é diária, das 9h às 17h.

Fonte: IBRAM

Nenhum comentário: