A publicação Legislação sobre Museus, um dos primeiros frutos do acordo de cooperação técnica firmado entre a Câmara dos Deputados e o Instituto Brasileiro de Museus (saiba mais), foi lançada, na última terça-feira (3), no Salão Nobre da Câmara, em Brasília.O livro foi entregue ao presidente do Ibram durante evento de inauguração das duas primeiras exposições da série Retratos da Brasilidade, que reunirá produções de artistas brasileiros e começa com as exposições Primeira Missa no Brasil, com obras de Victor Meirelles, e Cenas Brasileiras, com obras de Cândido Portinari.
Legislação sobre Museus, que já está disponível para download, reúne leis, normas, acordos e diretrizes relativas aos museus e à profissão de museólogo. Entre eles estão o Estatuto de Museus (Lei 11.904/2009), a Lei de Criação do Ibram (Lei 11.906/2009), a lei que regulamenta a profissão de museólogo (Lei 7.287/1984), o Código de Ética do Icom para Museus e a Declaração de Santiago.
Durante a solenidade, o presidente do Ibram agradeceu aos deputados e senadores presentes pelo apoio ao setor museal e lembrou que o Estatuto de Museus, que está em fase final de regulamentação “é uma grande conquista e resultado do trabalho dos parlamentares”.
Exposições – Esta é a primeira vez que o quadro Primeira Missa no Brasil visita Brasília. Pintado por Victor Meirelles entre 1858 e 1860, o óleo sobre tela é inspirado na carta de Pero Vaz de Caminha e faz parte do acervo permanente do Museu Nacional de Belas Artes (Ibram/MinC), no Rio de Janeiro. Além do quadro, a exposição traz outros trabalhos de Victor Meirelles e uma foto rara do artista cuja autoria é desconhecida.
Também compondo a série Retratos da Brasilidade estão obras de Cândido Portinari que pertencem ao acervo do Banco Central na mostra Cenas Brasileiras. As exposições estão abertas ao público até 16 de setembro. A visitação é diária, das 9h às 17h.
Fonte: IBRAM
Nenhum comentário:
Postar um comentário