sexta-feira, 10 de junho de 2011

Encontro Nacional de Educação Patrimonial: pré-inscrições abertas

09/06/2011

Já está aberto o período de pré-inscrições para o II Encontro Nacional de Educação Patrimonial cujo tema é Perspectivas e estratégias para uma Política Nacional de Educação Patrimonial. A pré-inscrição é vai otimizar a avaliação das propostas de apresentação de trabalhos no evento, uma vez que a abertura oficial das inscrições para o encontro foi adiada para o dia 13 de junho.

O II Encontro Nacional de Educação Patrimonial será realizado de 17 a 21 de julho de 2011, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto UFOP, dentro das atividades do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - MG, e tem como objetivo avaliar o desenvolvimento do tema da Educação Patrimonial e traçar estratégias para a construção e pactuação de uma política nacional nesse campo que favoreça a consolidação do Sistema Nacional do Patrimônio Cultural. Assim, o Encontro tem o intuito de dar continuidade ao trabalho de fortalecimento e integração dos agentes, estudiosos e interessados em educação patrimonial em setores amplos da sociedade civil e do Estado em suas diversas esferas. Desta forma, será possível construir uma rede que envolva profissionais, instituições, iniciativa privada, estudantes e grupos da comunidade em um trabalho conjunto com vistas à valorização do patrimônio cultural brasileiro como elemento chave para a identidade nacional e para o desenvolvimento sustentável que permanece, preserva e educa para a cidadania.

A inscrição terá o valor de R$15,00 (quinze reais). A ficha de inscrição está disponível em http://migre.me/50gbE, e deverá ser preenchida e encaminhada ao e-mail: educacaopatrimonial.encontro@gmail.com.
A Casa do Patrimônio de Ouro de Preto encaminhará um e-mail de confirmação do recebimento da ficha às pessoas que fizerem a pré-inscrição, que já terão sua inscrição oficial automaticamente realizada, não havendo a necessidade de fazê-la pelo site do Festival de Inverno de Ouro Preto. As inscrições só serão confirmadas após o pagamento do boleto bancário, que estará disponível no site do festival (http://www.festivaldeinverno.ufop.br/) a partir do dia 13 de junho, e que poderá se acessado através do número de CPF.

O evento vai reunir técnicos do Iphan, representantes da Rede Casas do Patrimônio e outros agentes comprometidos em alicerçar uma política nacional que oriente programas, projetos e ações no campo da Educação Patrimonial em âmbito nacional. A estimativa é a participação de 220 pessoas nas diversas atividades do Encontro. Serão disponibilizadas 150 vagas em cota aberta para participação do público em geral e ainda serão selecionados 50 posteres para exposição durante o evento. Os técnicos do Iphan serão indicados ao Departamento de Articulação e Fomento do Iphan - DAF pelas Superintendências e Unidades Especiais.

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana
O primeiro Festival de Inverno de Ouro Preto ocorreu em 1967, a partir da iniciativa de professores da escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG para levar a arte à coletividade. Realizado mesmo durante a ditadura militar, o Festival criou espaços para o debate e reflexão. Em 2004, a Universidade Federal de Ouro Preto assumiu a realização do Festival, envolvendo também a cidade de Mariana com a proposta de integração das atividades culturais nas duas primeiras capitais de Minas Gerais. Ainda hoje, o caráter artístico e educacional valoriza o espírito coletivo e garante a continuidade do processo de repensar praticas salvaguardando as bases culturais que constituem a sociedade, seus valores e a continuidade de sua história.

Todas as atividades do festival são pensadas e executadas a partir de um eixo temático. Em 2011, o tema 300 anos das Vilas de Minas homenageia Ouro Preto, Mariana e Sabará, pelo legado de história e cultura. Cidades reconhecidas como Patrimônio Cultural Brasileiro, sendo Ouro Preto também reconhecida como Patrimônio Mundial, têm como grande desafio a valorização de seus bens culturais, importantes na construção da memória e identidade nacional.

As primeiras vilas mineiras, conhecidas como Vilas do Ouro foram fundadas no século XVIII, em 1711: as vilas de Ribeirão do Carmo (Mariana), Vila Rica (Ouro Preto) e Vila Real N. Sra. Da Conceição (Sabará). Hoje, são reconhecidas pelos historiadores como representantes da terceira onda civilizatória nas Américas, antecedida apenas pelos Astecas e Incas. Desta forma, o Festival celebra a grande importância das minas gerais, que desde suas origens contribui para o processo histórico brasileiro, principalmente pelo estilo de vida e de arte singular. No período de 8 a 24 de julho museus, exposições, filmes, peças teatrais, oficinas, seminários, gastronomia, artesanato, ecoturismo e shows vão formar um grande circuito de arte e cultura brasileira, tendo como referência o estado de Minas Gerais considerado, por sua diversidade, a síntese do país.

A Curadoria de Patrimônio e o Iphan
Esse ano, o Iphan inaugura sua participação na Curadoria de Patrimônio através da parceria com a UFOP em decorrência de sua atuação regional no campo da Educação Patrimonial chancelada como Casa do Patrimônio. Sendo assim, a curadoria, ao considerar a abrangência das atuações do Iphan, selecionou oficinas, instalações e exposições que contemplam a diversidade cultural e oferecem ao público a possibilidade de vivenciar e refletir sobre as questões referentes ao patrimônio histórico e artístico nacional.

O 300 anos das Vilas de Minas inspira a recepção de profissionais, estudiosos e cidadãos comprometidos com a formação crítica para a valorização, preservação e ressignificação dos patrimônios nacionais durante o II Encontro Nacional de Educação Patrimonial. Durante o encontro, a curadoria pretende reunir as experiências dos diversos segmentos para delinear a Educação Patrimonial no país. Assim, reunir arte, história, cultura, natureza, educação e política é o desafio encampado pela curadoria nessa proposta de intervenção patrimonial no Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana em 2011.

PROGRAMAÇÃO II ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: estratégias para a implantação de uma Política Nacional.

Domingo

17/07/2011

segunda-feira

18/ 07/2011

terça-feira

19/ 07/2011

quarta-feira

20/07/2011

quinta-feira

21/07/2011

sexta-feira

22/07/2011

manhã

8:30h -1ªMesa “A Educação Patrimonial e as Políticas Públicas para o Patrimônio Cultural”:

10:30h - Debates

12h- Almoço

8:30h - 2ª Mesa “A Educação Patrimonial: desenvolvimento e cidadania”:

10:30h - Debates

12h- Almoço

8:30h - 3ª Mesa “Casa do Patrimônio: informação, educação e comunicação”:

10:30h - Debates

12h- Almoço

9h Reunião de Grupos de Discussão e Trabalho

12h Almoço

Sistematização do documento final e avaliação do evento pela equipe de organização

tarde

17h Credenciamento

14h Fala de Abertura dos Grupos de Trabalho: A Educação Patrimonial no Iphan. Análise das propostas e ações de Educação Patrimonial desenvolvidas pelo Iphan.

15:30h - Intervalo

15:45h - Reunião de Grupos de Discussão e Trabalho

18:00h encerramento das atividades

14h Reunião de Grupos de Discussão e Trabalho

16:00h- Intervalo

16:15h – Continuação da Reunião de Grupos de Discussão e Trabalho

18:00h encerramento das atividades

14h Ações de Educação Patrimonial – Trem da Vale

15:30h

Viagem de Trem Maria Fumaça – Ouro Preto/Mariana

Vivência das atividades

14h Plenária Final: Apresentação das relatorias dos GDTs, validação do documento final e Apresentação da Carta de Ouro Preto

Sistematização do documento final e avaliação do evento pela equipe de organização

noite

19h Solenidade de abertura e assinatura de atos e termos de cooperação

20h Conferência de abertura: “Patrimônio, educação e cidadania: desafios e perspectivas”.

21:30 h - Show d`A Barca: Turista Aprendiz

19h - Mesa redonda "O Artístico em Mario de Andrade: Diálogos estéticos e reflexões éticas"

19h - Exposição “Afixo” – Casa do Patrimônio de Ouro Preto/Casa da Baronesa

Atividade cultural/Festival de Inverno

Atividade cultural/Festival de Inverno

Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
(61) 2024-6187 / 2024-6194
www.iphan.gov.br / www.twitter.com/IphanGovBr

Fonte: Ascom/ CODEP

Nenhum comentário: