segunda-feira, 15 de junho de 2009

Conselho Internacional de Museus

Na última quarta-feira, 10 de junho, na Sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Paris, foi decidida a favor do Rio de Janeiro a disputa entre as cidades candidatas a sediar a 23ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus (ICOM), que se realizará em junho de 2013.
As propostas de Milão, Moscou e Rio de Janeiro foram apresentadas e apreciadas pelos representantes dos 170 Comitês Nacionais e 30 Comitês Internacionais de Estudos do ICOM. Com o tema Museus - Memória + Criatividade = Mudança Social, o Rio de Janeiro venceu a eleição com 53,2% dos votos, contra os 32,1% de Milão e os 14,7% de Moscou.
O Conselho Internacional de Museus é a organização internacional dos museus e profissionais de museus, que se dedica à conservação, preservação e comunicação à sociedade do patrimônio natural e cultural, tangível e intangível. Criado em 1946, mantém relações formais com a Unesco e tem status consultivo junto ao Conselho Social e Econômico das Nações Unidas.
Os preparativos para a Conferência Geral de 2013 começarão este ano, dando prosseguimento ao trabalho realizado desde 2007 pelo comitê da candidatura, que é composto por profissionais da área de museus, coordenados pelo Comitê Brasileiro do ICOM e pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura.
O evento trienal reunirá mais de quatro mil profissionais de museus de todo o mundo. Sua realização no Brasil se reveste de uma importância especial, tendo em vista que a Conferência Geral do ICOM só foi realizada na América Latina uma única vez, na cidade de Buenos Aires, em 1986. A próxima Conferência será realizada em Xangai, em 2010, quando o Brasil receberá a bandeira do Conselho, simbolizando sua condição de nova sede.
A candidatura do Rio de Janeiro para sediar a 23ª edição do encontro internacional contou com o apoio formal do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), com a colaboração do Ministérios do Turismo (MTur) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
A decisão a favor do Brasil na escolha da cidade-sede da Conferência Geral do ICOM é resultado da Política Nacional de Museus (PNM), que vem sendo implementada pelo MinC desde 2003, com apoio de todo o setor museológico brasileiro. Essa decisão indica, ainda, a visibilidade e o papel de liderança que o campo museal do país vem assumindo no plano internacional.
A delegação brasileira em Paris foi composta pelo Comitê Brasileiro do ICOM, representado por Carlos Roberto Brandão (presidente), Maria Ignez Mantovani (diretora) e Maurício Cândido da Silva (tesoureiro); pelo Ibram/MinC, representado por José do Nascimento Junior (presidente), Claudia Storino (assessora da Presidência), Rose Moreira de Miranda (coordenadora-geral de Sistemas de Informação Museal) e Magaly Cabral (diretora do Museu da República); e por Antônio Ricarte (conselheiro da Representação Permanente do Brasil na Unesco).
Outras informações: (61) 3414-6234.
Saiba mais sobre o ICOM: icom.museum e
www.icom.org.br.
http://www.cultura.gov.br/site/2009/06/10/conselho-internacional-de-museus/

Nenhum comentário: