quarta-feira, 22 de abril de 2009

Personagens do Centro de Porto Alegre

PROGRAMA MONUMENTA
Projeto Personagens do Centro de Porto Alegre lança Kit Educativo para as escolas da capital
O Projeto Personagens do Centro de Porto Alegre, idealizado pelo Instituto Hominus em parceria com o Espaço Cultural do Sindicato dos Bancários, lança no dia 23 de abril seu kit educativo, composto por uma revista, um jogo e um documentário audiovisual. A iniciativa foi contemplada em concurso nacional promovido pela UNESCO, IPHAN e Ministério da Cultura que visava estimular atividades de educação patrimonial nas cidades onde acontecem investimentos do Programa Monumenta.
O tema Personagens do Centro foi desenvolvido através de um inventário participativo e trabalhado em oficinas, das quais participaram dezenas de moradores da região. Os encontros instigaram questões relacionadas aos patrimônios material e imaterial do Centro e resultaram na elaboração de uma listagem com 49 personagens. Entre estes estão figuras emblemáticas do imaginário popular de Porto Alegre, como a Bronze, que deu nome ao Alto da Bronze, Miguel KGB, Bataclã, Gilda Marinho, Odonne Greco, o Rei Momo Vicente Rao, entre outras figuras ainda vivas, como o músico Zé da Folha, o último Lambe-Lambe da Praça XV e o pixador Toniolo.
O projeto promoveu também uma ampla pesquisa sobre estes personagens, reunindo um farto material que serviu de base para a produção de um conjunto educativo: um jogo que proporciona um contato lúdico dos estudantes com o mapa do Centro de Porto Alegre; um documentário audiovisual reunindo depoimentos de historiadores e cronistas sobre cinco destes personagens, e uma revista que conta um pouco da história de cada um deles.
O kit vai beneficiar 100 escolas da rede pública de Porto Alegre. “Trata-se de um suporte inédito para que os professores possam trabalhar o tema do Centro e do patrimônio cultural de Porto Alegre em sala de aula”, comenta o coordenador do projeto, Vítor Ortiz.

KIT EDUCATIVO
JOGO – O jogo do projeto Personagens do Centro acontece sobre um tabuleiro onde está impresso um mapa artístico estilizado do Centro da Capital, com suas ruas, praças e principais monumentos. É um jogo de percurso com dados e piões, onde podem jogar seis alunos de cada vez. No percurso, vão ocorrendo vários momentos de interação entre os personagens desenhados pelo cartunista Bier e as situações que normalmente se oportunizam no Centro, como ir a uma velha barbearia, passear pela Rua da Praia ou fazer compras no Mercado Público. O jogo foi criado e desenhado pela artista plástica e educadora Alice Bemvenuti.
DOCUMENTÁRIO AUDIOVISUAL – O documentário tem 30 minutos de duração e reúne o depoimento de seis conhecedores do Centro: o historiador Sérgio da Costa Franco, o professor Sérgius Gonzaga, o jornalista Wanderley Soares, o jornalista Índio Vargas, e ainda Adalberto Castilhos e João Luiz Pinheiro Machado. Este registro audiovisual recupera parte da história de cinco personagens, todos já falecidos: A Bronze, Bataclã, Odone Greco, Teresinha Morango e Qorpo Santo. O documentário foi dirigido pela jornalista Camila Ali.
REVISTA – A revista do kit Personagens do Centro tem 44 páginas e traz um balanço social do projeto, com o registro da metodologia, de todas as etapas de realização e ainda com um resumo das pesquisas sobre cada um personagens relacionados. A distribuição é gratuita e vai acontecer no dia do lançamento. As demais 500 revistas serão destinadas às escolas, às bibliotecas e às instituições culturais do Centro.
Lançamento oficial do Kit Educativo
Apresentação do Kit, exibição do documentário e entrega dos Kits educativos para as escolas públicasQuinta-feira, dia 23 de abril às 19h30CineBancários - Rua General Câmara, 424 – CentroContatos: (51)3433-1204 / 3433-1205

Um comentário:

César José Hartmann disse...

A história de uma cidade é construída pelos seus cidadãos. Que belo projeto. O cidadão comum como agente histórico. A Terezinha, o Bataclã, e principalmente a FRIDA CÂMARA, que atualmente mora em Novo Hamburgo, junto à família. Infelizmente, ela caiu, quebrou a perna e já não pode mais se deslocar a Porto Alegre. Como presente de dia das mães, foi legal saber disso. pois sou filho dela e moro aqui no Paraná.